Pesquisar neste blog

terça-feira, 17 de maio de 2011

Livro: "Introdução ao estudo do método de Marx", de João Paulo Netto

Companheiros e amigos do Lavando Louças,


gostaria de divulgar aqui um livro da Editora Expressão Popular, do prof. João Paulo Netto, "Introdução ao estudo do método de Marx”. E custa apenas R$3,00!!!




Sinopse do Livro


"(...) a questão do método se apresenta como um nó de problemas. E, neste caso, problemas que não se devem apenas a razões de natureza teórica e/ou filosóficas: devem-se igualmente a razões ideopolíticas - na medida em que a teoria social de Marx vincula-se a um projeto revolucionário, a análise e a crítica da sua concepção teorico-metodológica (e não só) estiveram sempre condicionadas às reações que tal projeto despertou e continua despertando. Durante o século XX, nas chamadas "sociedades democráticas", ninguém teve seus direitos civis ou políticos limitados por ser durkheimiano ou weberiano - mas milhares de homens e mulheres, cientistas sociais ou não, foram perseguidos, presos, torturados, desterrados e até mesmo assassinados por serem marxistas.


(...) é preciso levar tal referência sempre em conta, porque uma parcela considerável das polêmicas em torno do pensamento de Marx parte tanto de motivações científicas quanto de recusas ideológicas - afinal, Marx nunca foi um obediente servidor da ordem burguesa: foi um pensador que colocou, na sua vida e na sua obra, a pesquisa da verdade a serviço dos trabalhadores e da revolução socialista".

Nenhum comentário:

Postar um comentário