Pesquisar neste blog

O primeiro café/Contato

Lavando Louças

            A Liberdade!
            Ah, a liberdade!
    Livre é o estado daquele que tem liberdade. Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda. A liberdade alimentada pelo sonho humano é aquela onde todos, além de livres, possuem direitos. E a liberdade sem direitos... é a liberdade do mais forte de se alimentar, impondo-se sobre o direito do mais fraco de sobreviver!”
Cecília Meireles

Essas palavras da Cecília, se me permitem a intimidade, encerram um excelente documentário do gaúcho Jorge Furtado, chamado “Ilha das Flores”, de 1989. Através da linguagem do narrador, o documentário vai nos levando por uma sequência de associações até chegar no motivo central: as desigualdades sociais, a exploração dos trabalhadores, a exclusão do milhares de pessoas causada pelo sistema capitalista.

Inspirados nesse documentário, o Coletivo de Comunicação Intervozes fez outro documentário, chamado “Levante sua voz”, feito em 2009, que fala sobre o direito de comunicação e da concentração dos meios de comunicação no Brasil. O detalhe é que aqui a frase da Cecília (perdoem novamente a intimidade) abre o documentário. Este documentário é impressionante porque até hoje não vi ainda uma forma mais clara de demonstrar como estamos reféns de apenas algumas pessoas para poder formar a nossa visão de mundo.

Há hoje na internet uma série de iniciativas para tentar driblar esse monopólio. Vários blog’s e sites que trazem outra visão para os acontecimentos, ou mesmo que trazem acontecimentos que a grande mídia tenta esconder. A idéia desse blog é justamente se juntar a essa série de iniciativas, dialogar com elas, repercutir opiniões, fatos, documentários, enfim, divulgar idéias. Divulgar cada vez mais... Ser mais um a se somar na luta pela democratização da comunicação. A comunicação que acredito não percebe o “receptor” como sujeito passivo. Como nos ensinava Paulo Freire, não há nada melhor do que um bom diálogo.

Ao criar esse blog, o nome que surgiu foi Lavando Louças. Como bom mineiro, acho que as melhores conversas acontecem na cozinha. A cozinha é o lugar de conversas informais, sinceras e honestas. São conversas descontraídas, conversas de companheiros (as), de camaradas. Conversas que são prosas.

Portanto, companheiro (a), sinta-se à vontade, se achegue, sente-se ai nesse banquinho, pegue uma xícara em cima da mesa e sirva um pouco de café. E enquanto proseamos, vou lavando essas louças sujas!!




Lavando Louças
e-mail: lanvandoloucas@yahoo.com.br
Twitter: @LavandoLoucas