Pesquisar neste blog

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Brasil: "todo camburão tem um pouco de navio negreiro"

O IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplica – divulgou hoje um estudo chamado Dinâmica Demográfica da População Negra Brasileira. O estudo pode ser conferido na íntegra no site do Instituto (clique aqui).

Mas as principais conclusões do estudo só confirmaram o que os diversos movimentos sociais e pastorais, ou seja, que negros são a maioria dos brasileiros, que morrem cedo, entre 18 e 25 anos, e que essas mortes são principalmente devidas a causas externas (entenda-se aqui, assassinatos). E qual é a causa disso: não há outra senão o fato de que os negros são a maioria dos pobres no Brasil, são excluídos da sociedade, são sempre tratados como bandidos...

O gráfico abaixo, retirado do Comunicado do IPEA (citado acima), mostra claramente como há uma diferenciação racista na realidade brasileira. E como no Brasil, por questões históricas, falar de raça é quase a mesma coisa de falarmos em classe, podemos mesmo dizer que o que há, no fundo, é uma diferenciação classista na realidade.



Sabendo desssa realidade que o estudo veio a confirmar, a Pastorais sociais ligadas à juventude (Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude Estudantil, Pastoral da Juventude do Meio Popular e Pastoral da Juventude Rural) estão puxando uma Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens.




O vídeo a seguir está disponível no YouTube e fala sobre a Campanha:






Para finalizar, gostaria de deixar aqui mais um vídeo da música que sempre me vem na cabeça quando se está falando de racismo, altos índices de assassinatos de negros. Lembro-me dessa música sempre que escuto alguém repetindo a ideia de que no Brasil não há racismo, que vivemos numa democracia racial e por ai vai. Trata-se da música do Rappa, “Todo camburão tem um pouco de navio negreiro”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário