Pesquisar neste blog

quinta-feira, 24 de março de 2011

A questão dos Agrotóxicos

  O Brasil é atualmente o maior consumidor mundial de agrotóxicos. Isso faz com que, cada vez mais forte, essa questão deva ser debatida por toda a sociedade. Não se trata mais de uma questão restrita às pessoas ligadas ao campo, seja grandes produtores, trabalhadores das lavouras, pequenos produtores, camponeses, etc. Os danos que os agrotóxicos causam à saúde e ao meio ambiente estão cada vez mais claros. Prova disso é que a grande mídia já começa a colocar isso em pauta. Somente nessa semana o Jornal da Band veiculou duas reportagens sobre a contaminação de agrotóxicos do leite materno no interior do MS (clique aqui para assistir a reportagem) e o Globo Repórter também vai falar sobre as vantagens dos alimentos orgânicos (livres de contaminação, com diz a chamada do programa).

Além dos danos à saúde e ao meio ambiente, falar dos agrotóxicos envolves outras questões. O mercado de agrotóxicos no mundo é dominado por apenas seis empresas: Syngenta, Bayer, Monsanto, Basf, Dow, DuPont e Nufarm. Essas mesmas empresas controlam também o mercado mundial em outras três áreas: sementes, farmacêutica e veterinária. Ou seja, toda a cadeia produtiva de alimentos fica nas mãos dessas seis empresas. Não é coincidência que hoje vivemos no mundo inteiro uma crise com alta dos preços dos alimentos. Essas seis empresas possuem grande poder econômico que acaba se tornando poder político, capaz de pressionar governos a adotarem políticas que lhes são favoráveis, como liberação de cultivos transgênicos, isenção de impostos para agrotóxicos, ou facilidade de crédito para produtores que utilizarão agrotóxicos.

Ao privilegiar nas políticas públicas o agronegócio, a agricultura familiar camponesa fica comprometida e excluída do processo produtivo. As consequências de tal exclusão são mais do que conhecidas: êxodo rural, pobreza no campo, diminuição na oferta de alimentos, e por ai vai. Ao contrário do agronegócio, que produz commodities, a agricultura familiar camponesa produz alimentos.

A Radioagência NP lançou hoje em site uma série de 7 programas especiais sobre os agrotóxicos, que mostra com clareza toda a complexidade dessa questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário