Pesquisar neste blog

sexta-feira, 18 de março de 2011

A bondosa Camargo Corrêa e seus trabalhadores vândalos!

Na faculdade de jornalismo tínhamos um ditado que dizia: “Pior do que não ler nenhum jornal por dia, é ler somente um!”. E esse ditado se mostra verdadeiro a cada vez que assisto o Jornal Nacional, depois de ter passado ao longo do dia por sites de notícias e outros jornais que assumem um posicionamento diferente da Globo.

Só não falam para quem é essa riqueza gerada!
Tomemos como exemplo o caso dos trabalhadores das obras de construção da Usina Hidrelétrica de Jirau, em Rondônia, que esteve presente  nos noticiários nessa semana. O Jornal Nacional exibiu uma reportagem, na qual William Bonner narra o que aconteceu. O destaque da reportagem é a retirada de 8 mil trabalhadores feito pela empresa Camargo Corrêa, que vai pagar hotel ou a passagem para aqueles que quiserem ir embora. Puxa vida, além disso, a empresa disponibilizou um número de telefone para os trabalhadores e familiares terem informações sobre o andamento dos acontecimentos. Essa empresa é bacana mesmo.

Mas fica uma perguntar no ar: porque tudo isso aconteceu?? Nossa, a Globo com toda a sua equipe, numerosa e bem qualificada, não conseguiu apurar isso?? Na reportagem eles simplesmente dizem que tudo começou com um briga entre motoristas dos ônibus e os trabalhadores. Essa briga, fez com que mais de 300 trabalhadores "de repente" começassem a cometer atos de “vandalismo”, incendiando alojamentos e outros estabelecimentos. Nossa, mas isso não foi o suficiente para acalmar os ânimos dos “vândalos”, pois depois eles fecharam a principal BR do estado. Essa briga deve ter sido feia mesmo, hein!? Acho engraçado é o fato da Globo não ter tido a curiosidade de ir perguntar para os trabalhadores o que aconteceu.

O governo do estado enviou o choque para
controlar os vândalos
Uma nota divulgada pelo Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB) divulgada nessa semana traz várias informações que a Globo se “esqueceu” de apurar. Primeiro, a nota traz a situação a que os trabalhadores ali estavam submetidos. Superexploração, com salários extremamente baixos e longas jornadas de trabalho, epidemias de doenças e sem atendimento de saúde adequado, falta de segurança e ameaças de demissão e transporte de péssima qualidade. Opa!!! Olha ai o que pode ter causada a tal briga entre motoristas e trabalhadores. E nesse quadro, isso teria sido somente o estopim para tanto, como diz a Globo, vandalismo.

A nota ainda traz uma outras informação bastante interessante, sobre a "bondosa" Camargo Corrêa.  As .  mesmas empresas, pois fazem parte do consórcio a Suez, transnacional francesa, e a Eletrosul, foram denunciadas em recente relatório de violação de Direitos Humanos, aprovado pelo Governo Federal, que constatou que existe um padrão de violação dos direitos humanos em barragens e de criminalização, sendo que 16 direitos têm sido sistematicamente violados na construção de barragens”.

E os atingidos, como ficam?
E olha que nem se ouviu falar também da situação dos atingidos, a qual lembra bem a nota do MAB: "os atingidos por barragens e os operários tem sido as principais vítimas".

Pois é, “pior do que não ler nenhum jornal por dia, é ler somente um!”.

Por isso, indico a reportagem feita pela Radioagência NP, que ouviu sindicalistas e os atingidos, contando como tudo começou. A Globo realmente se esqueceu de muita coisa.

- Reportagem da Radioagência NP

Abaixo, links para a reportagem do Jornal Nacional e para a nota do MAB, divulgado no site do Jornal Brasil de Fato:


Um comentário:

  1. nacip99@yahoo.com.br19 de março de 2011 às 18:09

    E bem me faz a memória em um copo de conhaque "presidente" da denuncia que mulheres camponesas sobre a segurança alimentar no sul do brasil.....
    a hoje memória breve longa que curto o esquecimento....
    Abraços de Saci

    ResponderExcluir